Canabinoides na Odontologia
A cannabis e seus componentes estão sendo amplamente utilizados para a dor, especialmente devido à natureza multifacetada e persistente da dor crônica em muitas condições.
A utilização de canabinoides, de forma compassiva no tratamento, tem ganhado grande destaque em estudos científicos, que evidenciam seu potencial terapêutico no controle da dor e da ansiedade. Principais sintomas de pacientes com DTM. Recentemente ,um numero grande de estudos vem provando o potencial terapêutico de cannabis. Dentre os canabinoides já estudados , como o CBD e THC, eles seguramente fazem parte de opções terapêuticas, que visam a melhor qualidade de vida dos pacientes com DTM e dor orofacial
A ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado interno de mal-estar, na maioria das vezes em antecipação de eventos futuros. De uma perspectiva biológica, a ansiedade é uma resposta bioquímica a uma percepção perigo ou ameaça no futuro, em oposição ao medo, que é uma resposta a uma ameaça imediata.
A cannabis está se tornando cada vez mais pesquisada e reconhecida para o tratamento de muitas condições de saúde, incluindo ansiedade, estresse, depressão e dor.
Modulação do bruxismo e da sua ansiedade associada: uma alternativa aos alopáticos
“Temos diversas possibilidades terapêuticas dentro da odontologia para a Cannabis. Devido ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico, então a gente pode citar a CBN e o CBD. E para aquele paciente ansioso que tem medo de dentista. Principalmente para a dor e o bruxismo, já que é uma alternativa a outras alopatias. A modulação do bruxismo de difícil o controle, pelo efeito relaxante do CBD. Temos indicações também a úlceras bucais, pela cicatrização que os fitocanabinoides podem provocar”, explica Guilherme Arthur Martins.
Pós-operatório
O poder anti-inflamatório da Cannabis também pode ajudar os pacientes que acabaram de passar por uma cirurgia, uma extração por exemplo. Surge um aliado para a recuperação, e no caso dos óleos que contém THC como os full spectrum, o efeito entourage também oferece efeitos analgésicos no pós-operatório. O Dr. Guilheme Martins recomenda o uso nessas situações, incentivando a redução da prescrição de medicamentos alopáticos.
“Um exemplo que eu cito sempre é o poder anti-inflamatório do próprio CBD. Ele por si só é uma uma das moléculas que tem um poder anti-inflamatório fantástico. Ou seja, muitas vezes passamos as medicações alopáticas e os pacientes por problemas de saúde ou problemas renais, por exemplo, não pode utilizar os anti-inflamatórios convencionais e por isso abrimos mão e utilizamos o canabidiol. E os óleos Full Spectrum em específico por conter a molécula de THC, auxilia e muito na analgesia, trazendo assim um conforto pós-operatório para o paciente.”
Guilherme Arthur Martins – CRO-DF: 4384
- Graduado na UNESP pela Faculdade de Odontologia – Araraquara/SP em 1997
- Especialista em Implantodontia e periodontia
- Pós graduado e palestrante em Cannabis Medicinal
- Membro da Aliança Verde Brasília – Instituto de Pesquisas Científicas das Plantas
- Mwmbro da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis
- Membro da APMC – Associação Pan-americana de Medicina Canabinoide
- Membro da SBOE – Sociedade Brasileira de Odontologia Estética
- Membro do International Cannabinoid Research Society – ICRS
- Co-autor do livro “Tratado da Cannabis Medicinal no Brasil”, capítulo de Odontologia