toxina botulínica
Ação Terapêutica do Botox
Bruxismo: disfunção considerada aparentemente simples, caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, habitualmente, durante o sono, pode causar muitos transtornos. Os efeitos dessa patologia vão desde o desgaste dos dentes e dores mandibulares ao cansaço durante o dia, enxaquecas, insônia, dificuldade de concentração e, em alguns casos, o dente pode até fraturar.
Com a aplicação da toxina botulínica nos músculos masséter, temporal e pterigoides (músculos da face), o tecido relaxa e a tensão na região diminui, evitando atrito entre os dentes e, consequentemente, desgastes. A terapêutica permite uma reeducação mastigatória. Os resultados têm duração de seis meses.
Ação estética do botox: As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros.
Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
2 – De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Pré-requisitos para a aplicação do botox
Não há idade especifico, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar.